A tireoide é uma pequena glândula localizada na base do pescoço que desempenha um papel crucial na regulação de uma série de funções metabólicas no corpo humano. Ela produz hormônios tireoidianos, que regulam o metabolismo afetando muitas funções vitais, como a frequência cardíaca, o ritmo da queima de calorias, a manutenção da pele, o crescimento, a produção de calor, a digestão, entre outras. Esse foi o assunto do videocast Viva Saúde Unimed Tubarão com a endocrinologista, Dra. Patrícia Bittencourt.
As principais doenças da tireoide são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. O hipotireoidismo é uma condição em que a tireoide não produz hormônios suficientes, levando a sintomas como fadiga, ganho de peso e depressão. Por outro lado, o hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz hormônios em excesso, resultando em sintomas como perda de peso, batimentos cardíacos acelerados e ansiedade. Ambas são doenças autoimunes, o que significa que são causadas pelo próprio sistema imunológico atacando a tireoide.
A doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo. É uma doença autoimune que faz com que a tireoide produza muito hormônio tireoidiano. A Tireoidite de Hashimoto, por outro lado, é a causa mais comum de hipotireoidismo. É uma condição em que o sistema imunológico ataca a tireoide, causando inflamação e interferindo na sua capacidade de produzir hormônios.
O tratamento para problemas da tireoide varia dependendo da condição. O hipotireoidismo é geralmente tratado com medicação diária para substituir os hormônios que a tireoide não está produzindo suficientemente. O hipertireoidismo pode ser tratado com medicamentos, iodo radioativo ou cirurgia. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira a entrevista completa com a dra. Patrícia Bitterncourt no link abaixo.

