Seguimos a recomendação do contato pele a pele com a mãe durante a Golden hour (primeira hora de vida) da amamentação;
De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde, o clampeamento do cordão umbilical deve ser feito entre 1 e 3 minutos para bebês a termo e entre 30 a 60 segundos para os prematuros – caso o bebê esteja reativo e sem qualquer problema visível no nascimento, considerando a orientação do pediatra;
O atendimento pediátrico é realizado pelo pediatra do corpo clínico para os recém-nascido a termo, pós termo por via alta (cesariana eletiva). E pelo pediatra Intensivista da neonatal, para os recém-nascido prematuro e nascimento por via baixa (parto vaginal).
O atendimento busca verificar e avaliar, após o nascimento, sinais básicos de vitalidade e reflexos, bem como realizar um exame físico básico inicial e evitar hipotermia. Esse procedimento pode ser feito diretamente no colo da mãe, ou no berço aquecido, caso haja necessidade. A aspiração das vias aéreas superiores pode ser realizada se o pediatra julgar clinicamente necessário, mas geralmente não se faz necessária.
Nos casos indicados, tais como parto vaginal, o uso de Colírio Nitrato via oftálmica será utilizado para prevenir a oftalmia neonatal causada pelo Gonococo. Logo após o nascimento faz-se aplicação intramuscular de Vitamina K, com o intuito de prevenir a Doença Hemorrágica do Recém Nascido.
O primeiro banho do bebê é realizado a partir de 24 horas de vida, exceto nos casos excepcionais, onde existe o risco de transmissão de alguma doença da mãe para o bebê.
Medidas de peso, estatura e circunferências corporais, podem ser realizadas após as primeiras horas de vida, sendo mais importante o estabelecimento do vínculo materno e o incentivo a amamentação, do que a aferição das mesmas.
- Revisado pelo profissional: Márcio Alcides Molibaria - Médico Pediatra