Programa de qualificação de operadoras

O Programa de Qualificação das Operadoras, da Agência Nacional de Saúde – ANS, permite avaliar o desempenho anual das Operadoras de planos de saúde, por meio de um conjunto de indicadores, com o objetivo de estimular a qualidade setorial e reduzir a assimetria de informação.

 

Os resultados desse programa são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, cujos indicadores são baseados nos dados da ANS e dados nacionais de Saúde, estimulando a qualidade setorial e reduzindo a assimetria de informação e com isso, facilitando a capacidade do consumidor no momento de comparar as operadoras e contratar um plano de saúde.

 

O IDSS é calculado a partir de quatro dimensões de indicadores:

 

  1. IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde;
  1. IDGA – Garantia de Acesso;
  1. IDSM – Sustentabilidade no Mercado;
  1. IDGR – Gestão de Processos e Regulação.

 

O sistema de pontuação adotado pela ANS consiste em estabelecer uma nota de 0 (zero) a 1 (um) à operadora, considerando que 0 (zero) é a pior classificação e 1 (um) é a melhor classificação.

 

A Unimed Tubarão obteve o índice 0,7812 para o ano base 2022, ou seja, a operadora foi classificada na faixa intitulada como “BOM”:

 

 

 

IDQS – Qualidade Em Atenção à Saúde

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

 

 

IDGA – Garantia de Acesso

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

 

 

 

IDSM – Sustentabilidade no Mercado

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

 

 

IDGR – Gestão de Processos e Regulação

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

 

 

 

 

 

 

Acesse o histórico do ano base 2021 – clique aqui 

Acesse o histórico do ano base 2020 – clique aqui 

Acesse o histórico do ano base 2019 – clique aqui 

Acesse o histórico do ano base 2018 – clique aqui 

Acesse o histórico do ano base 2017 – clique aqui 

 

 

Mais informações acesse o site na ANS: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans

 

 

Publicado em: 19 de janeiro de 2024