O Abril Marrom é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, combate e reabilitação às diversas doenças que podem causar cegueira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. No Brasil, mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual. Este foi o assunto com o oftalmologista Rafael Elias Silvano para o videocast Viva saúde Unimed Tubarão.

Glaucoma: Uma Ameaça Silenciosa

O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, à diminuição ou à perda de campo visual, além de vista embaçada. Esta lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou por uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico. Na maioria dos casos, o paciente não apresenta sintomas — por isso o glaucoma é considerado uma das principais causas de cegueira irreversível.

Catarata: A Principal Causa de Cegueira Reversível

A catarata é uma doença que provoca opacidade na região do olho chamada de cristalino, que é responsável pela focagem das imagens. Quando o cristalino perde essa transparência, a luz passa com maior dificuldade e, como tal, a visão diminui. A principal causa da catarata é o envelhecimento natural do cristalino e, por isso, é mais comum em idosos. No entanto, também pode ser causada por diabetes, uso de colírios corticoides, pancadas, infecção no olho ou tabagismo, por exemplo.

Prevenção: A Chave para Evitar a Cegueira

A prevenção desde os primeiros anos de vida é fundamental para uma boa saúde ocular. “Alguns pacientes com 40, 50 anos que vão até meu consultório relatam que nunca haviam consultado antes com um oftalmologista e só procuraram um profissional porque sentiram alguma coisa errada com os olhos. Esse dado é alarmante já que muitas doenças que são preveníveis são silenciosas” diz Rafael. Por isso, a consulta deve ser feita anualmente como forma de prevenção. Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira o episódio completo no link abaixo:

 

Compartilhe

Voltar ao blog