O que é tireoide e como se pode perceber o problema? A resposta vem da endocrinologista Patrícia Bittencourt Souza Marques, do Centro Médico Unimed, ressaltando que a tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta localizada na região anterior do pescoço. Sua função primordial é produzir os hormônios tireoidianos, T3 (triodotironina) e T4 (tiroxina).
Esses hormônios, segundo a médica, vão agir em todos os sistemas do organismo e sua falta (hipotireoidismo) ou excesso (hipertireoidismo) podem atingir o coração, o fígado, o cérebro, os fâneros e o crescimento.
Para perceber a patologia, Dra. Patrícia acentua que se pode suspeitar de algum problema na glândula tireoide através dos sinais e sintomas relatados pelo paciente e com a realização de exames de sangue e de imagem relacionados à glândula.
“Se o paciente apresentar sintomas como cansaço, sonolência, queda de cabelo, alteração de humor, palpitação, tremores nas mãos, suor excessivo, alterações menstruais, tremores nas mãos, nodulação na região anterior do pescoço ou ter um histórico familiar positivo para alguma doença tireoidiana, é importante procurar um endocrinologista para o correto diagnóstico e tratamento adequado da patologia”, orienta.
A endocrinologista Patrícia pontua que as doenças da glândula tireoide podem ser encontradas em todas as idades, desde o nascimento até em idosos e gestantes. Normalmente são mais comuns nos adultos jovens e nas mulheres, mas também podem ser vistos nos homens.
Covid e Tireoide
A Covid-19 assim como outras infecções ou estresse agudo ao organismo podem alterar transitoriamente os hormônios tireoidianos, segundo a médica. Ressalta que essas alterações normalmente são uma resposta necessária do organismo para combater o “estresse patológico”. Essas alterações frequentemente melhoram após resolução do quadro.
É importante salientar que, quem já tem uma predisposição para doenças tireoidianas, pode abrir o quadro de um hipotireoidismo ou hipertireoidismo após episódio de Covid. Nesse caso é importante procurar um endocrinologista para avaliar a situação.