A artrose é um processo natural do envelhecimento e por conta da maior expectativa de vida das pessoas, o problema está ganhando maior visibilidade. As queixas mais comuns incluem dores nas articulações, rigidez, diminuição da mobilidade articular e perda de flexibilidade. Mesmo não podendo eliminar de forma total o seu surgimento, algumas medidas fazem com que o desgaste ocorra de forma mais lenta, como por exemplo, a prática de atividades físicas, boa alimentação e evitar a obesidade.
Esse foi o assunto do videocast da Unimed com o ortopedista, Dr. Luciano Batista. O médico explica que as principais regiões afetadas pelo desgaste são os joelhos, quadril, ombros e coluna. “ Por isso é importante que o paciente melhore suas práticas diárias de saúde, já que o sobrepeso pode sobrecarregar as articulações. A atividade física deve ser parte da rotina, mas feita de forma moderada e adequada para cada caso”, explica o ortopedista.
Artrite x Artrose
Muitas pessoas confundem a artrose com a artrite reumatoide. As duas se referem às articulações do corpo, porém, nesta última existe um quadro inflamatório, caracterizado por dor, calor e vermelhidão na região acometida. Embora a artrose também possa ocasionar inflamação, não é essa sua principal condição e sim a degeneração da cartilagem e alteração das estruturas ósseas.
Tratamento
Além dos hábitos saudáveis, a fisioterapia e as infiltrações podem ser as aliadas dos pacientes que possuem essa condição. Em casos mais graves, a cirurgia é indicada. O uso de próteses pode ajudar os pacientes que perderam a cartilagem com o processo. Porém, todos os casos devem ser analisados com a ajuda de um profissional que saberá a melhor forma de tratamento.
Quer sabes mais sobre o assunto¿ Então confira o episódio completo do Videocast Viva Saúde Unimed Tubarão

